Tipos de hamster

Tipos de hamster: saiba tudo sobre as espécies domesticadas desses bichinhos encantadores

Você conhece os tipos de hamster domesticados e quais deles estão disponíveis para compra no Brasil?

Pois hoje, você vai aprender tudo sobre esse animaizinhos cada vez mais populares como animais de estimação.

Incluindo fotos de tipos de hamster, apresentamos cada uma dessas espécies em detalhes e damos as melhores dicas de onde comprar, como cuidar, etc. Enfim, tudo que você precisa saber se está pensando em adotar um hamster como pet ou simplesmente tem curiosidade sobre eles.

Portanto, prepare o seu coração para toda essa fofurice e boa leitura.

Quais são os tipos de hamster

Há cerca de 24 tipos de hamster no mundo, entre as espécies domesticadas e as selvagens. No Brasil, apenas uma delas é considerada doméstica pelo Ibama, embora outras duas sejam livremente comercializadas no país.

Ao todo, no mundo, há 4 tipos de hamster domésticos sendo comercializados atualmente: o hamster sírio, o anão russo, o chinês e o roborovski. Em algumas fontes, você vai ouvir que são 5 tipos — e isso porque há 2 espécies ligeiramente diferentes de anão russo.

Em geral, eles são muito populares e ótimas companhias como pets, especialmente se você souber como agradá-los.

Por exemplo, veja alguns brinquedos que fazem a alegria dos pequenos roedores:

Confira brinquedos incríveis para hamsters!

Características comuns

Em geral, hamsters são territorialistas e preferem não ter companhia de outros hamsters, mas são ótimos companheiros dos humanos. Pelo menos, depois de estabelecer uma relação de confiança com seus cuidadores, o que, naturalmente, pode levar algum tempo.

De hábitos noturnos, hamsters gostam de cavar e se aninhar, estocar comida e, inclusive, guardá-las nas bochechas. Roem tudo que encontram e têm muita energia para gastar, por isso, a roda costuma ser um dos seus brinquedos favoritos.

Vivem cerca de 2 a 3 anos e podem entrar em hibernação durante o inverno, embora recomende-se evitar esse estado. Eles também se reproduzem muito facilmente, de modo que é bom tomar cuidado ao colocar macho e fêmea vivendo juntos!

A partir de agora, você saberá um pouco mais sobre cada tipo de hamster! 

1. Hamster sírio

De pelos longos e dourados, o hamster sírio é um dos tipos de hamster mais populares como pet no mundo.

De pelos longos e chegando a medir quase 20 cm na fase adulta, o hamster sírio é uma das raças de hamsters mais populares como animal de estimação. São bastante dóceis e amigáveis, sendo o tipo de hamster mais recomendado para quem tem crianças em casa.

Como a cor original de sua pelagem é dourada, eles também são chamados de hamster dourado. Mas hoje, podem ser encontrados em algumas variações de cores, como o hamster sírio panda e o hamster sírio angorá.

Saiba tudo sobre o hamster sírio em nosso artigo especial sobre a espécie!

2. Hamster anão russo

Hamster cinza com uma listra escura nas costas, da espécie campbell, um dos dois tipos de hamster anão russo.

O nome “anão russo” inclui, na verdade, dois tipos de raças de hamster, que são o winter white e o campbell.

O campbell é o tipo mais comum, inclusive no Brasil. Normalmente, é cinza e tem uma listra escura nas costas. Já o winter white é um dos tipos de hamster branco, e é um pouco mais difícil de se encontrar.

Ambos medem cerca de 10 cm quando adultos, sendo bastante simpáticos e sociáveis.

Quer saber mais? Então, confira o nosso guia completo sobre o hamster anão russo!

3. Hamster chinês

Um dos menores tipos de hamster do mundo, o chinês se diferencia dos outros pela cauda um pouco mais longa.

O hamster chinês é uma raça de hamster proibida no Brasil e, até onde se sabe, jamais foi encontrado em território nacional. Ele se diferencia dos outros tipos pela cauda curta, mas de resto, é muito parecido ao anão russo campbell. Por isso, inclusive, há muitos anões russos sendo vendidos como hamster chinês no Brasil!

De barriga branca e medindo entre 5 cm e 9 cm, são normalmente marrons, cinzas ou mesclados, podendo incluir a listra escura nas costas. Esta é uma raça bastante sociável e bem popular em países onde é permitida.

Saiba mais sobre o hamster chinês em nosso artigo sobre ele!

4. Hamster roborovski

O menor entre os 4 tipos de hamster domésticos, o hamster roborovski tem cerca de 5 cm quando adulto.

O hamster roborovski é o menor hamster que existe, medindo cerca de 5 cm e pesando entre 15 g e 25 g. Pelo seu tamanho, é mais interessante para ser observado do que para interação, sendo mais raro que se sintam confortáveis com o contato humano.

Ainda assim, são muito populares, até porque são realmente muito fofos, em grande parte, também devido ao seu tamanho. Infelizmente, também são proibidos no Brasil

Portanto, é bom ficar atento ao que os diferencia de outros hamsters, para não ser enganado na compra. Além de pequenos, os hamsters roborovskis costumam ter manchas de pelos brancos no local onde estariam as sobrancelhas.

Clique no link a seguir e saiba tudo sobre o hamster roborovski!

Como cuidar de um hamster

Em geral, os hamster preferem ser mantidos em locais silenciosos e tranquilos, sem muita exposição à luz ou a correntes de ar.

Uma das características mais importantes de se lembrar aos cuidadores de hamsters é que eles são animais noturnos. Isso significa que estarão ativos durante a noite, podendo ser barulhentos, e que estarão dormindo durante o dia. Ou seja: se você tentar pegá-los durante o dia, pode acabar levando uma mordida.

Também é importante construir lentamente uma relação de confiança entre você e seu bichinho. Não tente pegá-lo na mão antes de desenvolver essa relação, mas deixe que a curiosidade natural do seu hamster leve-o até você.

Alimentação

Hamsters gostam bastante de frutas e verduras, mas na natureza, costumam comer de tudo. Portanto, também é recomendável incluir algum tipo de proteína em suas dietas, o que pode ser oferecido em gemas de ovo ou queijos sem sal.

Rações especiais para hamsters podem ser encontradas e oferecidas aos pets sem nenhum problema. É interessante, porém, estar atento ao tipo de ração mais adequado a cada espécie.

Confira a seguir alguns tipos de ração especiais para hamsters:

Confira opções de ração para hamster!

Saúde

Naturalmente, é recomendável contar com um acompanhamento veterinário para garantir que a saúde do seu hamster esteja sempre em dia. No entanto, essas espécies não precisam de vacinas ou vermífugos, como tantas outras.

Mas claro, isso também não quer dizer que hamsters não fiquem doentes. É muito comum, por exemplo, que eles sofram de diarreias, por conta de uma alimentação inadequada. Outras doenças comuns são os resfriados e pneumonias.

Alguns sinais de alerta que indicam o momento de procurar um veterinário(a) são a cauda molhada e os olhos lacrimejando, com remelas ou saltados.

Limpeza

Hamsters costumam se responsabilizar pela própria higiene, passando saliva em todo o corpo ou rolando em areia. Nesse sentido, é até contra indicado que se dê banho em hamsters, o que pode deixá-los resfriados ou com pneumonia.

Recomenda-se apenas higienizar as gaiolas com certa frequência, limpando comedouros e bebedouros, trocando a forragem e removendo os restos de comida escondidos.

Se quiser fazer algo pela higiene do seu animalzinho, recomenda-se comprar algum tipo de areia especial para a higienização de roedores. Você pode encontrar boas opções desse tipo de produto através dos links abaixo:

Confira oções de areia para hamster

Gaiola

Quanto mais espaçosa for a gaiola do seu hamster, melhor para ele. Também é bom incluir boas alternativas de distração e atividades, como veremos no tópico a seguir. Vale considerar alguns de seus hábitos, como o de construir tocas, para lhe oferecer alternativas que lhe agradem.

Os terrários são opções interessantes, mas hamsters também se dão muito bem com as gaiolas de grades. O mais importante é que seja feita uma boa forração e que ela seja colocada em um local tranquilo.

Veja a seguir algumas opções para dar ao seu pet a melhor gaiola!

Confira opções de gaiola para hamster

Atividade

Hamsters são animais muito ativos e que precisam de alternativas para gastar suas energias e desenvolver seus hábitos. Nesse sentido, por exemplo, é bom construir percursos ou labirintos que lhe permitam explorar espaços e trajetórias diferentes no ambiente.

As rodas e globos são muito populares entre esses bichinhos, sendo praticamente indispensáveis para o bem estar do seu pet. 

Além disso, recomenda-se oferecer algo para que os hamsters pratiquem seu hábito de roer sem parar. Para isso, pedaços ou objetos de madeira podem ser o suficiente.

Encontre a seguir as melhores opções de brinquedos e acessórios úteis para manter um hamster em atividade:

Confira brinquedos incríveis para hamster

Tipos de hamster no Brasil

Conforme a Portaria 93 de 1998, do Ibama, a importação de qualquer espécie de hamster está proibida no Brasil. 

Até a data da publicação da Portaria, ainda não haviam chegado ao país hamsters das espécies roborovski e hamster chinês. Assim, como sua entrada no Brasil foi proibida, atualmente, não é possível encontrar ou comprar esses tipos de hamster por aqui.

Os do tipo hamster sírio e anão russo, porém, já eram comercializados no país naquela época. Por isso, continuaram sendo vendidos normalmente, ainda que não seja mais possível importar nenhum desses bichinhos.

Ainda conforme a portaria, porém, existe uma única espécie de hamster considerada doméstica no Brasil — e não é nenhuma dessas 4.

Qual é o tipo de hamster considerado doméstico pelo Ibama?

A única espécie de hamster considerada doméstica pelo Ibama no Brasil é a Cricetus cricetus, conhecida como hamster europeu, hamster do campo ou hamster comum.

Também chamado hamster do campo, o hamster comum é mais agressivo e menos domesticável.

Essa espécie, porém, é mais agressiva que as outras, e normalmente não é considerada um tipo de hamster doméstico. Assim, muitos acreditam que a determinação do Ibama demonstra desconhecimento por parte do órgão.

De qualquer maneira, sua importação também foi proibida com a publicação da Portaria 93. 

Atualmente, o hamster europeu encontra-se ameaçado de extinção.

Como comprar um hamster

Hamsters podem ser comprados no Brasil em pet shops, sites especializados ou mesmo em plataformas de vendas como a OLX. Estão entre os animais de estimação mais baratos que se pode encontrar, custando a partir de R$ 10,00.

Participando de grupos em redes sociais, é possível ainda encontrar muitos hamsters disponíveis para doação. Em todo caso, recomenda-se avaliar a confiabilidade dos cuidadores e o estado geral do bichinho, antes de se comprometer em ser seu novo tutor.

Perguntas frequentes

Encontre a seguir as respostas para algumas das perguntas mais comuns a respeito dos hamsters.

Hamsters transmitem doenças?

É possível, mas quando são bem cuidados, as chances são reduzidas a quase zero.
Como quaisquer roedores, porém, podem acabar transmitindo uma doença ou outra. Por isso, recomenda-se manter esses bichinhos afastados do rosto e lavar sempre as mãos depois de ter contato com eles. 

É verdade que hamsters comem seus filhotes?

Sim, embora este não seja um comportamento exclusivo dos hamsters no mundo animal. Aliás, não é nem mesmo um caso raro. Mas enfim, é verdade: por mais cruel que isso pareça, os hamsters podem comer seus filhotes.
Isso pode ocorrer por diversos fatores, mas em geral, reflete algum tipo de perturbação da paz quando a ninhada ainda é muito pequena. Por esse motivo, existe a recomendação de não pegar os filhotes nas mãos quando eles são muito novos. Inclusive, algumas mães se sentem perturbadas pela mera observação da gaiola quando seus bebês são pequenos!

Qual a diferença de hamster para porquinho da índia?

Basicamente, os porquinhos da índia são bem maiores que os hamsters domésticos, podendo chegar a 25 cm e pesando até 1 kg. Além disso, eles vivem mais, tendo uma expectativa de vida de até 8 anos.

O porquinho da índia é muito maior que os hamsters, medindo até 25 cm, e também vive mais.


Outra diferença importante é que eles costumam se apegar mais aos seus donos do que os hamsters. Até porque alguns tipos de hamster, como vimos, podem até ser mais ariscos em relação ao contato com humanos. Ainda assim, para muita gente, e em muitos casos, a escolha pelos roedores menores pode ser bem mais interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *